Junto à antiga linha de Midões que ligava as minas de Covelo à foz do rio Sousa, em Gondomar, os oito moinhos de Jancido estavam esquecidos, degradados e cobertos por vegetação.
Em outubro de 2016, um grupo de amigos decidiu, de forma voluntária, recuperar as estruturas – construídas há séculos e que funcionavam com a água da chamada ribeira de Caia-Águas. O objetivo é colocar alguns moinhos em funcionamento, transformando o local num espaço atrativo e visitável. “Pertencíamos à comissão de festas de Santo Ovídio e, quando queríamos realizar uma caminhada, limpámos um pouco o mato que cobria os moinhos. Depois, começámos a ter a rotina de, aos sábados, tratarmos do espaço e das estruturas onde, em tempos, se transformava o milho em farinha para pão”, referiu ao CM Paulo Campos, um dos voluntários.
O grupo obteve aprovação dos oito proprietários dos moinhos e tem feito a recuperação. “Não sabemos quando vamos terminar, mas é o nosso ginásio semanal”, graceja. “Estes cidadãos têm feito um trabalho brutal e de forma voluntária, sem qualquer tipo de apoio”, sublinha José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar.
Indica ainda ao CM que, “pelas características históricas, culturais e ambientais, aquele espaço deve integrar a rede de parques e percursos urbanos que estamos a criar no concelho, o que beneficia as pessoas da freguesia, mas também, pela proximidade, do Grande Porto, proporcionando momentos agradáveis e de qualidade em plena natureza”, refere o autarca, que disponibiliza acompanhamento e colaboração no trabalho desenvolvido pelos voluntários.
“É importante para todos nós enquanto comunidade”, conclui José Fernando Moreira.